Desde o surgimento da internet e das infinitas possibilidades que ela oferece, o comportamento do consumidor vem mudando. Se antes era necessário sair de casa para adquirir um produto ou serviço, hoje ele encontra tudo o que precisa à distância de um clique.
Por isso, para todas as empresas, mesmo aquelas que nasceram na era analógica e já estão consolidadas, mas desejam conquistar novos mercados, o reposicionamento da marca no meio digital pode ser necessário para a conquista desses novos consumidores.
Reposicionar significa criar estratégias, seja com o objetivo de responder a atuais necessidades dos consumidores ou se apresentar de uma nova maneira ao mercado.
Tratando-se de marketing digital, essas ações envolvem uma série de ferramentas, as quais podem aumentar a visibilidade, tornar marcas referências, proporcionar engajamento, entre outros resultados.
Seja para os negócios que já começaram a criar presença online, porém estão sem um direcionamento, ou para aqueles que desejam iniciar ações nesse sentido, antes de pensar no reposicionamento em si, é necessário passar por algumas etapas para que a estratégia tenha sucesso.
PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL
Para que o reposicionamento da marca tenha ótimos resultados, é necessário primeiramente planejar.
Para isso, as empresas podem contar com a consultoria de profissionais ou agências de marketing digital que, por meio de análises e outras ações, fazem o diagnóstico da marca, conseguem detectar quem é o público-alvo e os desejos que podem ser atendidos por meio dos produtos e serviços oferecidos por cada negócio.
A partir daí, são desenvolvidas estratégias que visam, além de conquistar novos consumidores, manter os atuais, pois não é porque a empresa irá se reposicionar que precisa perder seus clientes antigos, não é mesmo?
Portanto, todo o processo deve ser feito com todo o cuidado para que o novo estilo de comunicação da empresa possa atingir os consumidores de maneira assertiva, gerando valor, sem deixar de fidelizar os já conquistados. Ou seja, o foco é renovar a imagem já existente!
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA O REPOSICIONAMENTO DA MARCA
Agora que você já conhece a importância de reposicionar a empresa nos meios digitais e como começar, vamos mostrar algumas ferramentas online que podem gerar valor para a marca:
MARKETING DE CONTEÚDO
Por meio da produção de conteúdo relevante, que traga valor ao consumidor, as marcas podem se reposicionar no meio online tornando-se autoridades no assunto.
Seu objetivo é criar relacionamentos e, com isso, aumentar a visibilidade e a credibilidade das empresas.
BLOG
É considerada umas das ferramentas mais importantes para o marketing digital. Isso porque, por meio deles, as empresas podem criar relacionamentos e transformar visitantes em potenciais clientes.
Além disso, fazendo o bom uso de palavras-chave, o blog de sua empresa aparecerá mais nos mecanismos de busca, fazendo com que cada vez mais usuários a encontrem. E, consequentemente, mais consumidores chegarão até você!
REDES SOCIAIS
Elas são as “queridinhas” dos brasileiros! Hoje, dificilmente se conhece alguém que não tenha acesso a pelo menos uma rede social. Por isso, empresas que pretendem reposicionar sua marca no meio online, não podem deixar de investir nessa estratégia.
Por meio das redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, elas passam seus valores, se comunicam e interagem com seu público-alvo. Também é possível fazer anúncios patrocinados, com públicos segmentados, os quais atingirão um número maior de seguidores, lançar promoções, e muito mais.
SEO
Tratando-se de marketing digital, o Search Engine Optimization – SEO, é uma ferramenta indispensável. Isso porque com ele, é possível otimizar conteúdos para que sejam melhor rankeados nos mecanismos de busca, como o Google.
Isso é feito por meio da análise da persona de cada empresa e, a partir daí, são produzidos conteúdos voltados a esse público, com finalidades e palavras-chave pré-determinadas.
Reposicionar sua empresa no meio online irá demandar planejamento, criação de estratégias, mensuração de resultados e outros fatores. Mas deixar de investir em marketing digital nos dias de hoje é deixar de lado uma boa fatia de clientes!
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