Muitos de nós já estamos acostumados a utilizar as redes sociais para nos relacionarmos com amigos, ver notícias e atualidades e, até mesmo, para acompanhar algumas marcas. Mas você já pensou em utilizar as redes sociais para negócios de forma profissional?
O uso corporativo das redes sociais vai muito além de postagens esporádicas — é preciso comprometimento, planejamento, conhecimentos técnicos e muita dedicação. Por isso, é preciso ter uma equipe capacitada gerenciando suas redes sociais para negócios.
Confira, a seguir, as principais dicas para utilizá-las e conquistar presença digital para sua empresa nesse meio. Boa leitura!
REDES SOCIAIS PARA NEGÓCIOS: O QUE É PRECISO FAZER?
1. TENHA UM BOM PLANEJAMENTO
O planejamento é a base para tudo o que você se propõe a fazer e isso não é diferente nas redes sociais para negócios. Primeiramente, defina a quantidade de posts que serão feitos diária ou semanalmente. Essa definição deve ser baseada na sua capacidade de produção de conteúdo e na quantidade de redes sociais que gerenciará.
Organize um calendário com as datas e horários das publicações e o conteúdo que será abordado. Assim, você consegue produzir os conteúdos com mais facilidade e ainda pode deixar os posts programados por um determinado período.
2. UTILIZE UMA LINGUAGEM ADEQUADA AO SEU PÚBLICO
Quando for criar suas redes sociais para negócios, é importante que você conheça bem o seu público-alvo e desenvolva o estilo de linguagem com o qual ele melhor se identifique. É comum muitas empresas criarem um “manual de linguagem e conduta” a ser trabalhado nas redes.
Por exemplo, sua marca é jovial ou mais madura? Ela é feminina ou masculina? E, diante um comentário negativo, qual padrão de resposta será utilizado? Tudo isso é preciso ser pensado antecipadamente.
3. INVISTA EM CONTEÚDO DE QUALIDADE
Uma boa dica para organizar o seu conteúdo e para que ele seja de qualidade é organizá-lo em editorias, como temas de assuntos. Assim, você evita ficar a semana inteira falando sobre coisas repetitivas, por exemplo, e pode deixar seus canais mais dinâmicos.
Você pode instituir que toda sexta-feira haverá uma dica ou frase motivacional para o fim de semana, por exemplo.
Cuidado para sempre citar as fontes de origem do conteúdo e não utilizar imagens que contenham direitos autorais.
4. SEJA CRIATIVO EM SUAS PUBLICAÇÕES
A criatividade é uma peça-chave para você se diferenciar do volume enorme de publicações que existem nas redes sociais. Mostre a sua identidade de forma diferenciada. Aqui, vale muito explorar os diferentes formatos de posts possíveis.
O Facebook, por exemplo, possibilita posts de imagens únicas, carrossel, apresentação multimídia, canva, vídeos, álbuns de fotos, entre outras.
Crie artes atrativas e jamais dispense um bom designer que poderá desenvolver artes de qualidade.
5. INVISTA EM FACEBOOK ADS
Essa dica é essencial se você quer alcançar seu público e obter os resultados esperados nas redes sociais para negócios. O Facebook Ads é a ferramenta de publicidade do Facebook e Instagram. Quem acha que trata-se de apenas clicar no botão “impulsionar” nas postagens, está enganado. Essa estratégia exige muito conhecimento técnico, planejamento, monitoramento e mensuração de dados.
Essa ferramenta possibilita que você alcance diversos objetivos para o seu negócios, como: alcance de público; engajamento nos posts; mais seguidores para uma página; aumento de tráfego para o site; visualizações de vídeos; conversões numa loja virtual; entre outras.
Agora que você conheceu as principais dicas para usar as redes sociais para negócios, deixamos um brinde. Conheça as melhores ferramentas gratuitas para monitoramento de redes sociais. Esperamos que goste da leitura. Até a próxima!