Apesar de sua empresa investir no Facebook como estratégia de marketing digital, você sente que há dificuldades em alcançar a interação com o público?
Fique tranquilo, pois, apesar de o alcance orgânico na rede social ser relativamente baixo, existem maneiras de se aumentar o engajamento no Facebook a partir de determinadas ações.
Além disso, é importante saber que, assim como algumas estratégias podem ser eficientes, alguns fatores podem estar prejudicando o engajamento na sua página. Quer entender melhor? Continue a leitura!
O que pode prejudicar o engajamento com a minha página?
O primeiro ponto está relacionado ao conteúdo. Se não há interação, pode ser que as postagens não estejam despertando o interesse dos seguidores. Nesse caso, é interessante fazer uma análise do que está sendo publicado e testar outros formatos para tentar compreender aquilo que realmente agrega valor para os visitantes.
Outro fator negativo é o baixo número de fãs e a forma como seu conteúdo é visto pelo algoritmo da rede social. Portanto, invista na captação de seguidores e, principalmente, em bons e variados conteúdos.
Como aumentar o engajamento no Facebook?
Agora que você já sabe o que pode estar influenciando negativamente na interação com sua página, conheça algumas estratégias e dicas para melhorar o engajamento e, consequentemente, melhorar o seu negócio!
1. Tenha frequência e acredite nos horários nobres
Quando alguém curte determinada página do Facebook é porque, de alguma forma, se identificou com o conteúdo e tem interesse em saber mais sobre os temas abordados.
Por isso, é importante que sua empresa poste com a mesma frequência, de um até três posts diários, e saiba quais são os horários em que os fãs da página estão mais presentes. É possível obter essa informação no painel administrativo da rede social, por exemplo.
2. Invista em posts com vídeos
Os vídeos são os campeões do engajamento! Eles vêm ganhando cada vez mais espaço no Facebook, pois promovem mais visualizações e alcance orgânico quase duas vezes maior do que as imagens, segundo pesquisa do site Social Bakers.
E não é preciso que sejam materiais profissionais: é possível fazer vídeos, de preferência curtos, mostrando seus produtos, as vantagens de um serviço, a estrutura do seu negócio e muito mais — até mesmo pelo celular.
3. Faça perguntas
Se você quer que as pessoas respondam, faça perguntas! Isso mesmo, crie postagens que estimulem seus fãs a darem sua opinião.
Por exemplo: é possível criar enquetes, jogos, brincadeiras, comparativos entre produtos etc., estimulando o engajamento. Faça testes e veja quais desses conteúdos atraem mais os seus seguidores.
4. Mostre o dia a dia do seu negócio
Humanizar o conteúdo de sua empresa por meio de postagens que mostrem os bastidores do negócio, seus colaboradores e de que forma o trabalho é feito, por exemplo, gera engajamento.
Isso porque as pessoas gostam de conteúdos que gerem a sensação de proximidade e as façam se sentir “em casa”. Sendo assim, sempre que houver algo que possa ser interessante para os seus fãs, não deixe de mostrar!
5. Lance promoções e descontos
Quem não gosta de uma boa promoção? E, com certeza, no Facebook isso não é diferente! Esses são conteúdos que proporcionam interação e, portanto, valem o investimento.
Periodicamente, lance ações criativas e interessantes em sua página. Aqueles que não forem clientes ficarão mais tentados a conhecer o seu negócio e aqueles que já são poderão ser fidelizados.
Agora que você conheceu alguns métodos para aumentar o engajamento no Facebook, que tal começar a colocá-los em prática? E, para saber mais sobre esses e outros assuntos, curta a nossa página e não perca mais nenhuma dica!