Se a sua empresa não está dando a devida atenção ao monitoramento de redes sociais, essa atitude precisa mudar o quanto antes. Afinal, é um meio altamente eficiente para conquistar novas oportunidades de negócio e atuar na fidelização dos seus clientes.
Inclusive, é o uso das ferramentas certas que determina o sucesso das campanhas de marketing. Com isso em mente, ao levar em conta a importância do monitoramento de redes sociais para a sua estratégia, você precisa contar com os recursos mais adequados para obter bons resultados nesse trabalho. Felizmente, existem diversas boas opções para escolher.
E como acertar nessa atividade? Isso passa pelo planejamento, ou seja, é preciso listar quais termos são importantes para serem monitorados e que podem gerar oportunidades de valor para a sua marca.
Ao mesmo tempo, você precisa ter uma equipe dedicada a interagir com esses contatos da maneira adequada, outra possível porta de entrada para oportunidades de negócio. Por isso, o monitoramento de redes sociais precisa fazer parte da sua rotina. Confira as 4 melhores ferramentas gratuitas para ajudar nesse trabalho:
1. Google Alerts
Que tal receber notificações instantâneas sempre que novas menções ao nome da sua marca ou produtos forem feitas nas redes sociais e no restante da internet? Essa é a proposta do Google Alerts. Basta configurar os termos que você gostaria de monitorar para começar a receber os alertas. O sistema é capaz de rastrear a web e captar publicações de dentro das redes sociais, então vale muito a pena usá-lo.
2. HootSuite
Se você precisa de uma solução rápida de monitoramento de redes sociais que também permite agendamento e publicação de conteúdo, o HootSuite é a saída. Nele, você pode criar colunas com as funcionalidades que precisa e ter tudo na mesma tela. Ou seja, pode criar buscas constantes por determinados termos e visualizar os resultados todos de uma vez.
3. Buffer
O trabalho com redes sociais não se resume apenas a publicar conteúdo. Você precisa monitorar o resultado que ele está conseguindo trazer para a sua estratégia. Ao usar uma ferramenta como o Buffer, é possível ficar de olho nesses indicadores a partir das publicações feitas por meio dele. Aliás, trata-se de um ótimo sistema para postar de maneira mais produtiva.
4. Fanpage Karma
Para turbinar a sua estratégia de redes sociais, nada melhor do que contar com dados de monitoramento altamente precisos. O Fanpage Karma não só obtém informações de performance dos seus perfis e páginas como também cruza essas métricas para apontar os rumos que você deve tomar. Com essa ferramenta, você pode aprender a respeito do comportamento do seu público e, assim, investir em uma comunicação cada vez mais assertiva.
Tendo em mente os benefícios dessas ferramentas de monitoramento de redes sociais, cabe a você avaliar suas necessidades e escolher a melhor para o serviço. Lembre-se que você deve contar com uma estratégia sólida por trás desse trabalho, como saber os termos que precisam ser buscados e a postura que a empresa deve ter nessas interações. Assim, mantenha-se de olho na evolução do seu mercado e nas tendências da área para ficar sempre à frente dos concorrentes.
Para garantir isso, nada melhor do que contar com o monitoramento de redes sociais competente de uma agência focada em resultados. Entre em contato com a Cultiva e veja como podemos ajudar a sua empresa.