Abusar da criatividade e inovar são características que as empresas estão recorrendo cada vez mais no cenário do marketing digital. Os segredos para criar campanhas pertinentes ao público, acertando (ou não!) nas estratégias, são trabalhos que devem ser encarados como uma metamorfose ambulante.
Isso porque uma estratégia que gerou sucesso em uma ocasião pode ser totalmente arbitrária em outra. Quem vai direcionar o caminho para saber se as estratégias estão (ou não) gerando sucesso são as métricas — responsáveis pela mensuração de resultados no marketing digital.
Métrica é um dado transformado em informação para analisar o que está certo e o que precisa ser aprimorado, para que a marca continue crescendo. Existem inúmeras métricas no marketing, então, você deve acompanhar as que são mais pertinentes aos objetivos de suas campanhas. Confira algumas delas!
Origem de tráfego
A métrica da origem de tráfico é para identificar de onde estão vindo os acessos para o seu site. Sendo assim, você consegue mensurar quais das campanhas direcionam mais tráfego para o seu site, se é por meio de redes sociais, e-mail marketing, etc.
Tempo de permanência
Essa métrica permite identificar, como o próprio nome sugere, quanto tempo de permanência os usuários ficaram navegando em seu site, possibilitando fazer uma análise de como eles interagem com as páginas.
Taxa de conversão
A conversão de clientes deve ser a estratégia de todas as suas campanhas, pois reflete em seu sucesso. A taxa de conversão aponta a quantidade de pessoas impactadas pela ação que você sugeriu, por exemplo: baixar um e-book, resgatar um cupom, comprar um produto, ganhar um desconto.
Essa taxa deve estar sempre em crescimento, pois é a quantidade de pessoas que viram o seu conteúdo e que, de fato, viraram clientes.
Taxa de cliques
Quando você finaliza um texto em seu blog é necessário fazer a chamada para a ação (CTA). A taxa de cliques é a porcentagem de pessoas que clicaram no seu CTA com relação à quantidade de pessoas que leram o conteúdo. A métrica também aponta a frequência de visualizações e se resultaram em outras ações como, por exemplo, assinar a newsletter.
Custo de Aquisição por Cliente (CAC)
Com essa métrica de vendas é possível calcular o valor gasto para a conquista de um novo consumidor. Para calcular é fácil, é só somar todas as despesas em marketing dividir pela quantidade de novos clientes.
Taxa de rejeição
Também chamada de bounce rate, é uma métrica calculada pela porcentagem de visitantes que apenas entra e sai de seu site sem qualquer tipo de interação, ou seja, a pessoa entrou no site por engano, por ter clicado em um anúncio ou simplesmente por não ter achado atrativo o suficiente.
Tráfego de busca orgânica
Com a métrica do tráfego de busca orgânica é possível acompanhar quantas visitas o seu site está recebendo a partir de sites de busca, como o Google, por exemplo.
No cenário do marketing digital as empresas precisam estar sempre em constante atualização. Mais do que isso, estarem atentas para as métricas e saberem utilizar a mensuração de resultados a seu favor garantem o sucesso do seu negócio.
Quais são as métricas que você utiliza? Siga-nos no Facebook e interaja conosco!