SEO é a sigla de Search Engine Optimzation, ou seja, otimização para mecanismos de busca. São um conjunto de estratégias do marketing digital que possuem como objetivo principal deixar a sua marca bem posicionada nos mecanismos de busca. E, atire a primeira pedra quem não quer ver a sua marca em primeiro lugar no Google!
O SEO local é uma ramificação da estratégia SEO com praticamente as mesmas regras, contudo, focada onde a empresa está localizada. Por exemplo, se você tem um restaurante em Água Branca (São Paulo-SP) anseia atrair pessoas próximas a região. Dessa maneira o SEO local atrai um público mais qualificado para o objetivo final: fazer com que o ele se torne um cliente fidelizado.
Ou seja, de nada vai adiantar atrair pessoas do Canadá para o seu restaurante (a não ser que sejam turistas!). Portanto, o SEO local é uma alternativa para atrair mais clientes próximos a sua região e colocar o seu negócio em primeiro lugar nos mecanismos de busca. Vem conosco que vamos te ensinar como!
O SEO local atrai clientes em potencial
Conforme o exemplo que citamos anteriormente, o ideal para o seu negócio local é que as pessoas que:
- visualizam as suas informações;
- participam de suas campanhas;
- se envolvem com as suas redes sociais;
- interajam com a sua marca.
Sejam pessoas próximas ao seu negócio. Somente dessa maneira, você converte os leads em potenciais clientes. Além disso, você faz campanhas mais focadas no público que quer atingir, não precisando atirar desesperadamente para todos os lados!
Aumenta a credibilidade de seu negócio
Quando o usuário procura nos mecanismos de busca pelos serviços oferecidos pela sua empresa, se encontrá-la logo nos primeiros links terá uma boa impressão.
Além disso ele já pode verificar as informações e avaliações de outras pessoas, fazendo com que ele tenha interesse em conhecer o seu produto e/ou serviços por ter tido uma boa primeira impressão.
Obviamente para que isso aconteça, as estratégias de marketing digital precisam ser trabalhadas em cima do branding e alcance otimizado. Assim, você pode se beneficiar desta otimização e aproveitar melhor o tráfego orgânico e o investimento em anúncios online.
Melhora o posicionamento nos mecanismos de busca
O principal objetivo de qualquer estratégia SEO é de que a marca apareça em primeiro lugar nos mecanismos de busca. A notícia boa é que isso é possível, com uma boa dose de planejamento estratégico!
O SEO local pode ser utilizado em qualquer segmento, por qualquer empresa. Existem diversas maneiras para que isso aconteça, mas para você ter uma ideia, vamos apresentar três dicas gerais:
- utilizar o endereço em HTML no rodapé de todas as páginas;
- ter um blog ativo com conteúdo de qualidade e focado no SEO local;
- utilizar o e-mail com domínio tanto no site quanto no login da conta do Google Meu Negócio;
Com esse post você aprendeu que o SEO local é uma alternativa que pode ajudar seu negócio prosperar. Esperamos que nossas dicas ajudem a sua empresa aparecer em primeiro lugar nos mecanismos de busca! Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais para que seus amigos analisem a importância do investimento em marketing digital! Até o próximo post!