5 DICAS PARA FAZER UM PLANEJAMENTO DIGITAL DE QUALIDADE PARA SUA EMPRESA

Se você já fez um planejamento de marketing tradicional, então fique tranquilo, pois o planejamento digital é bastante parecido. Alguns tópicos como objetivo, público-alvo, cenário, ação, entre outros, costumam conter nos dois formatos. No entanto, no digital, é possível utilizar ferramentas de mensuração dos resultados com mais precisão, o que permite a análise e a reformulação do seu planejamento em busca de soluções cada vez melhores.

Para te ajudar nessa missão, destacamos algumas dicas essenciais para a elaboração do seu planejamento digital. A partir delas, você deve analisar de que forma o trabalho pode ser desenvolvido com a equipe e as ferramentas que você tem em mãos, ok? Então vamos lá!

1. CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO

Conhecer o público-alvo é essencial para o sucesso de um planejamento digital, afinal, você precisa saber exatamente como se comunicar com esse público, o tipo de linguagem, os interesses, as preferências, onde e quando impactá-lo etc.

A grande vantagem do digital é que você consegue informações mais precisas do seu público. Por exemplo, nas redes sociais, você consegue conhecer melhor o seu público no Facebook Insights e no Analytics de outras redes, como Twitter e LinkedIn. Numa campanha de Rede de Display do Google AdWords, você consegue saber quais os canais são mais acessados pelo seu público.

2. ESTABELEÇA SEU OBJETIVO

No marketing, tem uma expressão que é bastante usada e que talvez você já conheça, denominada SMART. Resumidamente, ela se refere a especificidade dos seus objetivos, destacando que eles precisam ser mensuráveis, para você saber se conseguiu alcançá-los; precisam ser ambiciosos, para sua empresa crescer e prosperar, e precisam ser realistas.

Elabore as próximas etapas do seu planejamento digital de acordo com o objetivo e o conhecimento de público já definidos.

3. USE FERRAMENTAS DE MARKETING

Na internet, você encontra uma infinidade de ferramentas que servem para otimizar seus processos de trabalho, além de deixá-lo mais profissional e diminuir as taxas de erros. Se você não está acostumado com elas, pense que é como uma planilha de Excel que você utiliza em trabalhos off-line. Ela ajuda muito, não é mesmo?! As ferramentas digitais também!

Quando você definir as ações no seu planejamento digital, procure já colocar quais ferramentas serão utilizadas para desenvolver aquela ação ou para mensurar os resultados provenientes dela. Veja alguns exemplos:

  • Planejador de Palavras-chave do Google AdWordsessa ferramenta é essencial se uma campanha de links patrocinados estiver no seu planejamento digital. Com ela, é possível analisar e montar listas de palavras-chave de acordo com o volume de pesquisa, concorrência e sugestão de valor de lance.
  • SEMrushé uma das mais conhecidas e utilizadas ferramentas de SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca). Se você quer o site da sua empresa nas principais posições da busca orgânica dos mecanismos de busca, essa ferramenta precisa estar na sua lista, para pesquisa de palavras-chave, posicionamento e concorrência.
  • Instamizer: essa ferramenta é ideal para programar posts em uma rede social que está crescendo a cada dia, o Instagram. Programe, monitore e analise os dados de engajamento.
  • Mailchimpuma das ferramentas mais utilizadas para disparo e análise de dados de e-mail marketing. A boa notícia é que possui uma boa taxa de uso do serviço de forma gratuita.

4. TENHA UM CRONOGRAMA DE AÇÕES

Muitos planejamentos acabam não dando certo porque os gestores não colocam prazos bem definidos e não delegam responsabilidades. Por isso, não se esqueça de elaborar o seu cronograma.

Defina quais dias cada ação será realizada, qual o prazo para finalização e de quem é a responsabilidade. Assim, você poderá cobrar, auxiliar e acompanhar o desenvolvimento do trabalho.

5. MENSURE OS RESULTADOS

No tópico de ferramentas de marketing, falamos um pouco sobre algumas delas que fornecem dados sobre o resultado de suas ações. Isso é muito importante!

No planejamento digital, coloque quais as métricas que você precisa de resultados, qual o período de análise, qual a meta esperada, como isso será mensurado e quem ficará com essa responsabilidade de colher as informações e analisá-las.

Seguindo as nossas dicas, você conseguirá elaborar um planejamento digital de sucesso! Quer conhecer outras dicas e ficar por dentro das novidades? Curta nossa página no Facebook!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *