A cada ano que passa, o marketing digital conquista uma posição de maior destaque nas estratégias promocionais das empresas nacionais e internacionais. E existe um motivo claro para esse crescimento.
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Portal Brasil, já são mais de 100 milhões de brasileiros acessando a internet no seu dia a dia, e esse número tende a aumentar nos próximos anos. Além disso, segundo o Google, 74% dos usuários de smartphones fazem pesquisas na internet antes de comprar qualquer produto em uma loja física.
Com esses dados em mãos, uma coisa fica clara: investindo em marketing digital você poderá alavancar as vendas de sua empresa. E não é só isso. Deixar de investir em marketing digital é abrir mão de todos estes clientes em potencial, abrindo espaço para que os concorrentes alcancem este público em seu lugar.
QUANTO MINHA EMPRESA DEVE INVESTIR EM MARKETING?
Não existe um valor mínimo para realizar investimentos em marketing digital, nem mesmo um valor recomendado para qualquer tipo de empresa. Esse valor depende da sua área de atuação, o tamanho do seu negócio, dos objetivos que você deseja alcançar e até mesmo de seu orçamento disponível.
Mas observando alguns detalhes você pode chegar a uma decisão mais acertada. São eles:
1. CONHEÇA OS RESULTADOS DE SUAS AÇÕES ATUAIS
Se a sua empresa já realiza algumas ações de marketing digital, uma boa prática para saber o quanto deve investir é avaliar os resultados de suas ações anteriores.
Calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI) das ações promocionais realizadas anteriormente pode ajudar você a compreender o quanto a sua empresa gera de lucro a cada real investido em ações promocionais.
Já a Taxa de Conversão permite compreender quantas pessoas precisam ser impactadas por sua peça promocional para que uma venda seja realizada.
Com essas duas métricas você já consegue fazer uma previsão de quanto precisa investir em marketing digital para alcançar suas metas organizacionais. Saberá também quais estratégias geram mais resultados e que devem ser priorizadas.
2. SAIBA O QUANTO O MERCADO ESTÁ INVESTINDO
Saber o quanto as outras empresas investem em marketing digital pode ajudar você a ter uma noção do quanto pode investir com segurança.
Por isso, é muito importante que você acompanhe as principais pesquisas do mercado, como a realizada pela Econsultancy, que avaliou o orçamento de marketing de centenas de organizações.
Nesta pesquisa, constatou-se que o marketing digital representa mais de 50% de todo o investimento de marketing para 31% das empresas pesquisadas. Essa mesma pesquisa mostra que estratégias como e-mail marketing, marketing de conteúdo e Search Engine Optmization(SEO) possuem o melhor ROI.
Com essas informações você já pode realizar suas decisões com maior segurança, conhecendo a percepção do mercado.
3. ESTRATÉGIAS DIFERENTES PARA O CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO
Outro detalhe que você deve levar em consideração na hora de planejar os investimentos em marketing de sua organização é o prazo para a obtenção de resultados de cada estratégia que você deseja realizar.
Ações como links patrocinados e anúncios em mídia display tendem a conquistar resultados imediatos, enquanto que estratégias como SEO e o marketing de conteúdo geram ótimos resultados no médio e longo prazo.
Conhecendo as peculiaridades de cada estratégia você saberá qual delas é mais indicada para sua organização, o que vai influenciar no seu planejamento digital e no valor a ser investido por sua organização.
Agora que você já sabe o quanto a sua empresa deve investir em marketing digital, compartilhe este post no seu perfil do Twitter e no Facebook e ajude seus amigos a construir uma estratégia eficiente.