De acordo com uma pesquisa realizada em 2016, o tempo gasto com e-mail sobe 17% ao ano, a maioria dos acessos por dispositivos móveis. O mesmo estudo verificou que profissionais gastam cerca de 7,4 horas por dia da semana com essa atividade, sendo 4 dessas horas em contas empresarias.
Dados como esses mostram a importância da estratégia e como ainda é um canal excelente de comunicação com clientes. Conheça agora algumas vantagens do e-mail marketing para o seu negócio.
O papel dentro das estratégias de marketing da empresa
Quando você tem permissão de enviar e-mails para seus leads, você pode iniciar uma conversa com diferentes objetivos e meios.
São exemplos comuns os envios de novidades e notícias por meio de newsletters, e-mails educativos, e-books, confirmações de compra e ofertas.
Dessa forma, abre-se um novo canal de atendimento. Tanto a empresa pode enviar seus informes, quanto os leads podem responder com dúvidas ou confirmações de interesse em um orçamento, por exemplo.
E como a estratégia permite mensagens personalizadas por persona e posição no funil de vendas, você pode utilizar desse meio para nutrir e educar leads específicos.
A sua empresa pode rentabilizar as listas de contatos de diferentes formas. Você pode automatizar os seus e-mails para conduzir um grupo de clientes à próxima compra, aumentar o ticket médio ou mesmo promover um conteúdo que gere vendas.
Seja qual for a estratégia ou conteúdo que você escolher, sempre personalize o e-mail de acordo com a sua persona e o ciclo de compra. Busque sempre o engajamento. Converse com ela, eduque-a. É importante fazer um trabalho consistente e frequente para que a sua empresa permaneça na lembrança dos seus leads e aumente as chances de negócios a longo prazo.
E quando enviar ofertas, facilite o pagamento ou negociação, inserindo um link direto para a página, evitando objeções ou distrações.
Vantagens do e-mail marketing
Conheça agora 5 grandes benefícios do e-mail marketing que destacamos para você!
1. Custo reduzido
Os custos envolvidos são mínimos: tudo o que você precisa é um e-mail (de preferência com o seu próprio domínio), uma ferramenta de e-mail marketing, como o leadlovers ou o Mailchimp e alguém para operacionalizar o sistema.
É por esse motivo que o e-mail apresenta grandes retornos sobre o investimento, pois você não precisa investir muito, mas os resultados podem ser grandes.
2. Entregabilidade
Você já deve saber que as redes sociais, especialmente o Facebook, entregam suas publicações a uma pequena parte das pessoas que seguem a sua página.
Isso não acontece com as ferramentas de e-mail marketing! Após conseguir os leads, sua mensagem será enviada a todos na lista (a não ser que algum e-mail deixe de existir, o recipiente o rejeite ou você segmente).
3. Fácil mensuração dos resultados
Nós indicamos o uso de ferramentas de envio por uma razão: por meio delas, é possível acessar métricas importantíssimas como taxas de entrega, abertura de e-mails e cliques para o site. Assim, você poderá otimizar as suas campanhas.
4. Classificação de Leads
O envio de e-mails segmentados pode ser uma estratégia espetacular na classificação de seus leads. Ao combinar os dados obtidos pela captura de leads e as métricas da plataforma de e-mail, é possível ter insights sobre que tipo de conteúdo cada lead tem interesse (e quais convertem mais!) e sua posição no funil de vendas.
Assim, a empresa desenvolve melhores personas e aplica às futuras prospecções de clientes, trazendo consumidores mais qualificados para o fluxo de vendas.
5. Relacionamento
Por último, mas não menos importante, a facilidade de um relacionamento direto e quase pessoal com a sua base de leads é uma grande vantagem do e-mail marketing.
A empresa fica mais próxima dos seus contatos, estabelece uma identificação, conexão, e provavelmente será lembrada pelo futuro cliente quando ele estiver precisando de um produto ou serviço que você oferece.
Você aprendeu algo novo com esse artigo? Esperamos que você tenha entendido os diferentes usos e vantagens do e-mail marketing nas estratégias de uma empresa e esteja pronto para aplicar essas estratégias em seu negócio.
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