Vendas complexas são aquelas que, diferente das simples em que o cliente chega na loja sabendo o que quer e adquire o produto, necessitam de uma abordagem mais estratégica por meio de metodologias. O Marketing de Conteúdo entra nesse cenário para ajudar nas vendas complexas.
Sabemos que atualmente não basta apenas ter um site e divulgar produtos nas redes sociais. É necessário muito planejamento estratégico para que os clientes sejam identificados, encantem-se com a marca e comprem os produtos.
Nesse aspecto, o Marketing de Conteúdo é uma alternativa para potencializar as vendas do seu negócio, principalmente no ambiente das vendas complexas, em que é necessário métodos e processos para que ela aconteça. Quer saber como ele pode te ajudar? Chega mais!
MOSTRE QUE A PESSOA TEM UM PROBLEMA
Um conceito muito utilizado atualmente no cenário das vendas é o funil de vendas. O primeiro estágio é chamado de topo de funil, em que a pessoa precisa descobrir que tem um problema. A consultoria em vendas, nesse aspecto, precisa conversar com o cliente para compreender o que há de errado para conseguir oferecer a solução.
Os leads (consumidores que de alguma maneira demonstraram interesse em seus produtos/serviços) costumam ser encontrados no topo ou meio de funil. Tratando-se de vendas complexas, isso costuma dar certa dor de cabeça para a equipe de vendas, pois é necessário saber conduzir o consumidor na direção correta até o final do processo.
APRESENTE SOLUÇÕES
No segundo estágio, meio de funil, você já descobriu que a pessoa tem um problema e chega a hora de apresentar soluções, ou seja, alternativas viáveis para a sua solução.
Nesse ambiente, o lead, que já se mostrou interessado, precisa ser educado para o próximo estágio do funil de vendas. Exemplificando, se sua empresa é uma farmácia e precisa vender produtos para o controle de colesterol:
- topo de funil: “Precisamos conversar sobre o controle de colesterol”;
- meio de funil: “6 dicas para acabar de vez com o colesterol alto”;
- fundo de funil: “Conheça 5 de nossos remédios que ajudam no controle de colesterol”.
FINALIZE A VENDA
Ao final, encontramos o fundo de funil, em que a pessoa já descobriu o seu problema e encontrou a solução. É a hora de resolver tudo isso, finalizando a venda.
O Marketing de Conteúdo trabalha estrategicamente para atingir os consumidores, gerando o lead, criando um bom relacionamento com ele para conseguir convertê-lo em um potencial cliente.
Antes de mais nada, é necessário identificar onde o seu lead está. Por exemplo, se ele acabou de consumir o conteúdo de topo de funil, provavelmente não está pronto para a compra final. Ao contrário, se uma pessoa consumir conteúdo de fundo de funil, está pronta para conversar com a equipe comercial.
Educar um lead pode ser conquistado pelo Marketing de Conteúdo para que, de fato, aconteça a efetivação dessa conversão. É necessário utilizá-lo em conjunto com outras estratégias de captação de clientes, mas nunca, se esquecer da importância do processo de nutrição e educação.
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